Login    Cadastre-se   
Receba novidades e notícias por e-mail   
  
  • Inicio » Notícias
 
A publicação dos atos administrativos (Artigo)
14/04/2014

A publicação dos atos administrativos e das leis municipais na imprensa oficial à luz do princípio constitucional da publicidade

Autora: Evanna Soares

Resumo: Todos os Poderes, entes federados e órgãos da Administração Pública direta e indireta brasileira submetem-se ao princípio constitucional da publicidade, resultante do princípio democrático, o qual determina sejam publicados seus atos administrativos. Os atos legislativos também se curvam a esse princípio, e as leis, para que produzam efeitos no mundo jurídico, devem ser publicadas. O princípio da simetria recomenda que Estados e Municípios observem as regras gerais do processo legislativo ordinário federal, traçadas pela Carta de 1988, inclusive quanto à etapa final da publicação, que deve ser realizada no órgão oficial. À luz da contemporânea Hermenêutica Constitucional, inspirada em Hans-Georg Gadamer, o sentido da palavra publicação deve ser atualizado e interpretado em cotejo com as tecnologias disponíveis, de sorte que as leis devem ser publicadas na imprensa oficial, cuja existência, nesse contexto, é obrigatória, inclusive para os Municípios, não bastando, para cumprimento da publicidade, o antigo costume de afixação de seu texto nos locais públicos, quando esse ente não possuir jornal oficial.

Palavras-chave: Princípio da publicidade. Publicação. Leis municipais. Diário oficial. Princípio da simetria.

Fonte: Jus Navigandi





 
 
logo
Sobre a empresa

Somos uma empresa de tecnologia com foco em atender as necessidades de Órgãos Públicos, com soluções na área de gerenciamento, organização e publicação de documentos e informação de interesse público geral.

saiba+
Menu
 Produtos
 Serviços
 Downloads
 Noticias
 Clientes
 Contato
Suporte
 Help Desk
 Treinamentos

Painel de Controle
 Minha Conta
 Portal
© 2018 Legisis. Todos direitos reservados.
(55) 9178-5458 | Login | Cadastre-se
link link link